No último dia 05 de junho, ocorreu o Encontro Estadual “Acolher e proteger: como promover espaços de escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência”, o UNICEF através do seu parceiro implementador o Centro Dom José Brandão de Castro - CDJBC que realizou a capacitação dos técnicos dos municípios que participam do Selo UNICEF para a implementação da Lei da Escuta Protegida (13.431/2017). Para isso, foram discutidos os passos necessários, a exemplo da constituição de um comitê, definição do fluxo e do protocolo para uma ação mais coordenada e integrada de atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Além do apoio técnico, o UNICEF disponibilizou as metodologias e ferramentas para a adoção municipal das medidas.
O nosso município foi representanto por Karoline Ramos presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Tayse Andrade mobilizadora e o Leonardo Siqueira articulador do Selo UNICEF do nosso município.
O UNICEF alerta para a importância de se evitar a revitimização nos serviços da rede de proteção, implantando uma rede de atendimento mais protegida e alinhada à Lei da Escuta Protegida.
#selounicef
#assistenciasocial
#saude
#educacao
#equipeproselounicef
#prioridadeabsoluta